HOME

PACIENTES DO COVID-19: Estado garante Instalação de 80 novos Leitos em Garanhuns

Imprimir

Do blog do Carlos Eugênio

Em meio a pandemia do Coronavírus e das consequências trágicas que pode gerar com o colapso dos serviços de Saúde, é fundamental que Garanhuns, cidade polo da região do Agreste Meridional, tenha leitos de UTI para atender as necessidades da população dos mais de 20 municípios que compõem a Microrregião. 

 

Para que se tenha noção da situação, atualmente, Garanhuns conta apenas com dez leitos de UTI no Hospital Regional Dom Moura, além de outros dez leitos de retaguarda para os pacientes que precisam ficar internados, mas não entubados. Também há dez leitos de retaguarda na Pediatria. Além desses, existem outros 7 leitos de CTI no Dom Moura, e outros quinze leitos de UTI, não para o COVID-19, nos Hospitais Particulares.

Atentos a essa realidade, no último sábado, dia 11, durante reunião de lançamento da Frente Operacional de Combate ao COVID-19 no Agreste (Foco Agreste), alguns Deputados Federais e Prefeitos de treze municípios do Agreste Meridional registraram a necessidade de uma maior estrutura no Hospital Dom Moura para atender os casos graves do Novo Coronavírus. O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), chegou a registrar que o Hospital Osvaldo Cruz, em Recife, que é referência para os casos do COVID-19 no Estado, não vai suportar o envio de pacientes de todas as regiões de Pernambuco e logo entrará em colapso, deixando várias pessoas sem atendimento